



Principais Projetos
No trabalho realizado por meio de projetos, o Sismube busca incentivar a leitura na perspectiva do aprendizado num processo de produção, de levantamento de dúvidas, de pesquisa e da criação de relações, que incentive novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do mediador (profissional de biblioteca escolar) deixa de ser aquele que simplesmente ensina por meio da transmissão de informações que tem como centro do processo a atuação do professor, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao profissional de bibliteca realizar as mediações necessárias para que o aluno e os demais envolvidos possam encontrar sentido naquilo que estão aprendendo.
Neste sentido, são desenvolvidos inúmeros projetos de educação e arte-educação para a promoção do livro e leitura nas escolas e área do entorno. Dentre esses projetos podemos destacar alguns de maior abrangência de atuação como: o Vivência Deleitura e Baú da Histórias.
O Vivência Deleitura é um projeto voltado para o trabalho realizado no Ensino Fundamental (Regular e Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e se ramifica em outros projetos e ações, tais como: Memória da Literatura do Pará, Conversas Literárias, Contação de Histórias, Oficina Jornal Impresso, Vivências Teatrais, Lendo e Relendo as Bibliotecas Escolares, entre outros.
O Baú das Histórias é o projeto de biblioteca na Educação Infantil, por meio de um baú em madeira com acervo de 600 livros (em média) de literatura infantil.
Este projeto exerce uma função de biblioteca itinerante, que se fez necessária devido à ausência de espaço físico nas UEIs e UPs para agregar uma biblioteca, o que permite que este baú seja levado para qualquer ambiente da unidade.
Os projetos Tenda do Saber, Babyteca e Lendo em Família são outros projetos voltados para a educação infantil, possibilitando a leitura em ambientes externos e o empréstimo com o auxílio das bolsas que são usadas para que os alunos levem os livros para suas casas e retornem no período de devolução.
