








Memória da Literatura
Com a proposta de difundir e valorizar a Literatura Regional, Nacional e Universal, o Sismube desenvolve o “Memória da Literatura: Ontem e Hoje”. Este projeto foi idealizado para ocorrer em 3 etapas, distribuídas nos anos de 2013, 2014 e 2015, culminando na publicação deste livro, como uma singela homenagem deste Sismube/Died aos 400 anos da cidade de Belém do Grão Pará.
Com esse trabalho, buscou-se a revitalização de obras do passado e presente, democratizando o acesso a essas obras, além de estimular professores e alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e comunidade do entorno das escolas municipais a conhecer e praticar a leitura no intuito de criar leitores conhecedores da riqueza literária presente na cultura local, nacional e universal.
Em sua 1º e 2º etapas, realizadas nos anos de 2013 e 2014 respectivamente, o projeto homenageou os escritores paraenses in memoriam e contemporâneos. Já no ano de 2015, momento que correspondeu a sua última etapa, foram homenageados escritores da literatura nacional e universal que influenciaram, com suas obras, a trajetória dos autores paraenses que foram elencados nos anos anteriores.
A proposta se materializou mediante exposições itinerantes que desde o ano de 2013 percorrem as escolas da RME, resultantes de pesquisas biobibliográficas sobre os autores das três expressões, cuja fonte foi o acervo existente em diversos setores e instituições: Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação, Biblioteca Pública Arthur Vianna, Academia Paraense de Letras, Universidade da Amazônia, Universidade Federal do Pará e Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Bibliotecas Escolares da Rede Municipal e Ensino de Belém.
Compreendendo a dimensão pedagógica do projeto, foi necessário oferecer formações aos profissionais que trabalham nas bibliotecas das escolas, para que fosse possível alcançar nosso público de uma maneira mais dinâmica e atraente. Neste sentindo, foram aplicadas as oficinas de Performance Teatral: a literatura no cenário amazônico e o HQ: A expressão da Literatura do Pará em quadrinhos, nos anos de 2013 e 2014 respectivamente, que contribuíram sobremaneira para o sucesso da proposta, resultando em ações que superam as expectativas almejadas.
Temos consciência do esforço aplicado para a realização das ações do projeto Memória da Literatura: ontem e hoje, ressaltamos a imensa relevância deste relato de experiência, ao oferecer a toda população paraense, em especial aos alunos, professores e demais profissionais que vivenciam a rede municipal de ensino de Belém, um material de pesquisa inteligente, com riqueza de conteúdo e enorme contribuição para a formação e manutenção da literatura produzida na Amazônia como patrimônio histórico imaterial da humanidade.
