



GESTÃO E QUALIDADE DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
O Sismube/Died, dentro de suas atribuições e competências está subdividido na seguinte estrutura organizacional: coordenação, assessoria, equipe técnica, bibliotecários, administrativo e processamento técnico.
Vinculado à Diretoria de Educação da Semec/Belém, o Sismube tem como coordenadora, desde 2013, a Profa. Esp. Georgette Mesquita Brito Albuquerque que, com o apoio dessa equipe multidisciplinar, mencionada acima, facilita as articulações do acesso ao livro e à leitura com as escolas, UEIs, UPs e comunidade do entorno.
2.1 - Construção e Revitalização de Bibliotecas Escolares
Conforme citado anteriormente, em todas as escolas da RME de Belém que possuíam salas de leitura foram, no ano de 2005, passaram pelo processo de ressignificação desses espaços em bibliotecas escolares; nas escolas que não possuíam o referido espaço houve a necessidade de construção de bibliotecas.
A revitalização das bibliotecas escolares ocorreram por meio da construção/reforma por motivo de adequação necessária com a finalidade de se estabelecer ambiente adequado para o funcionamento de uma BE, garantindo, também, aquisição de mobiliários padronizados, climatização, informatização e aquisição de acervos literários.
Após todo o processo de revitalização e/ou construção, a rede municipal de ensino passou a contar com um universo de 78 bibliotecas escolares (70 escolas + 08 UPs + 02 UEIs). Nas UEIs e UPs que possuem seu espaço físico mais limitado que o da escola, não dispõe de uma sala específica para o funcionamento de uma biblioteca, nesse caso, pensou-se na criação do projeto o Baú das Histórias, que se trata de um baú móvel, feito em madeira, o qual funciona como uma biblioteca itinerante, com um acervo de 600 livros de literatura infantil. Atualmente, a biblioteca itinerante de educação infantil abrange as 47 UEIs e 54 UPs.
2.2- Seleção e aquisição de Acervo Bibliográfico
Esse procedimento é realizado por uma equipe formada por professores e bibliotecários que fazem a análise da qualidade e o conteúdo do acervo bibliográfico que será adquirido, levando em consideração a demanda das escolas e dos setores pedagógicos da Semec/Belém, tais como: Centro de Referência em Inclusão e Educação (Crie); Centro de Formação de Professores (CFP); Núcleo de Informática Educativa (Nied); Coordenadoria de Educação Infantil (COEI); Coordenadoria de Ensino Fundamental (COEF) e Coordenadoria de Educação do Campo (COEC).
Por meio de documento específico, o Sismube diáloga tanto com a escola quanto com os diversos setores pedagógicos desta Semec/Belém, com o objetivo de receber sugestões de acervo que atenda a especificidade das atividades que referidos realizam, servindo como subsídio ao trabalho de avaliaçaõ e seleção para possíveis aquisições.
A aquisição de Acervo Bibliográfico é constituída das seguintes etapas: avaliação, seleção, aquisição, recebimento, registros, classificação, catalogação, informatização, controle, distribuição e acompanhamento.
2.3- Organização e Gerenciamento Pedagógico
A equipe técnica do Sismube é composta por pedagogos, professores de letras, arte-educadores os quais são responsáveis por pensar e planejar os projetos e as ações de promoção da leitura trabalhados pelo Sismube/Died, bem como pelos assessoramentos, oferecendo suporte aos projetos e às ações desenvolvidas nas BE da RME de Belém. Atuam, também, diretamente nas formações e na avaliação do trabalho desenvolvido pelos profissionais lotados nas bibliotecas escolares.
O professor técnico de assessoramento possui como importante função se constituir enquanto elo de ligação entre os profissionais de biblioteca e equipe gestora, auxiliando os atores responsáveis pelo trabalho pedagógico com a dinâmica desenvolvida nas bibliotecas escolares, ajudando-os a obter, organizar e utilizar informações objetivas a respeito da sua formação e do seu trabalho, orientando na organização das ideias, ações que pretendem colocar em prática, na execução de seus planejamentos, registro dos relatórios mensais e acompanhamento.
Atualmente a equipe é integrada por técnicos pedagógicos que acompanham os oito distritos administrativos de Belém: DABEL, DABEN, DAENT, DAGUA, DAICO, DAMOS, DAOUT, DASAC.
A administração do setor é atribuição dos assistentes e auxiliares administrativos, realizando funções de atendimento ao público, trâmite, recepção, emissão, arquivamento e atualização dos documentos do sistema.
Os bibliotecários lotados no Sismube são os profissionais responsáveis pelos serviços empréstimos, consultas e pesquisas na Biblioteca da sede da Semec/Belém, de avaliação, seleção, tratamento técnico e controle de entrada e saída dos materiais bibliográficos e não bibliográficos que são adquiridos pelo Sismube/Died, por meio de compra ou doação feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) / Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), bem como a classificação das obras, de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal), indexação (análise temática da obra para retirada dos assuntos), catalogação e destinação desse acervo às bibliotecas escolares da rede municipal de ensino.